domingo, novembro 27, 2005

BlogQuest

O que é uma WebQuest?

As WebQuests, conceito criado por Bernard Dodge, constituem actividades orientadas para a pesquisa em que toda ou quase toda a informação se encontra na web. Uma WebQuest é constituída por seis partes: Introdução, Tarefa, Processo, Recursos, Avaliação e Conclusão. (Carvalho, 2002)

O que é um BlogQuest?
weblog + webquest = BlogQuest (ou weBlogQuest)

Seis motivos para a utilização de blogues como suporte a uma WebQuest:

1. Facilidade
A criação e a publicação deste tipo de suporte é bastante fácil, podendo ser actualizável a partir de qualquer computador. Além disso, para já, existem muitos serviços de alojamento grátis. Poder-se-á também atribuir um endereço de fácil memorização.

2. Centrado no conteúdo
As interfaces disponibilizadas permitem centrar-se no conteúdo. (Orihuela & Santos, 2004)

3. Interface
Vantagem de visualizar toda a informação no ecrã inicial, podendo também aceder a cada uma das partes individualmente, através da barra lateral. A publicação da estrutura do BlogQuest deverá ser da última para a primeira, para que apareça em primeiro lugar a Introdução, a seguir a Tarefa, e assim sucessivamente.

4. Maior interactividade
A permissão de comentários tanto na totalidade como, em alternativa, a apenas algumas das secções pode:
- funcionar como FAQ, ou seja, podem surgir questões dos utilizadores que os criadores do BlogQuest podem esclarecer. Esses esclarecimentos ficarão sempre presentes;
- levar os professores que dinamizem o exercício a deixarem alguns esclarecimentos / adaptações para o contexto da sua aplicação;
- funcionar como espaço de sugestões de correcção ou melhoramentos; e também de uma avaliação do próprio BlogQuest;
- funcionar como espaço de publicação dos trabalhos resultantes do BloQuest.

5. Colaboração a distância
Um BlogQuest poderá ser construída em colaboração a distância, ideal para o desenvolvimento deste tipo de exercícios entre professores ou alunos. Com uma senha de acesso, um BlogQuest poderá resultar de um trabalho colaborativo.

6. Pesquisa
Como há um motor de busca especializado na pesquisa de blogues, blogsearch.google.com, um BlogQuest poderá ter uma maior probabilidade de ocorrência nos primeiros resultados de pesquisa nesse motor.

Exemplos:
BLOGQUEST 1
BLOGQUESTS
Mulheres importantes na História

Sem comentários: