quarta-feira, novembro 30, 2005

"Homo Digitalis"

De que modo se dá o primeiro contacto entre as pessoas (crianças e adultos) e o mundo digital?

1. jogos
No telemóvel, no computador, na consola, jogar é uma das actividades favoritas. Os jogos são, muitas vezes, a principal actividade dos utilizadores de um computador.

2. sms / chat / e-mail
Tanto no telemóvel, como na Internet, as mensagens ou os chat são das actividades que mais fideliza (ou vicia). A utilização do e-mail, uma das principais actividades da Internet, poderá ser, inicialmente, apenas uma condição necessária para se aderir a determinados serviços.

3. som / imagem
Na escolha de um telemóvel, as características de som e imagem são dos aspectos que mais pesam, pelo menos, a avaliar pelas promoções que as marcas fazem aos seus produtos. Depois, há o fenómeno dos leitores de mp3.

4. blogue e fórum
A possibilidade de trocar opiniões e materiais, no caso do fórum; e a publicação de pensamentos e imagens, no caso do blogue (muitas vezes, fotoblogue), leva a uma sensação de pertencer a uma comunidade e de ter um espaço pessoal na rede.

5. office
O contacto com os computadores pode começar pela escrita de um texto ou por uma brincadeira no ppoint.

6. pesquisa
Quando alguém se inicia na Web começa muitas vezes por uma pesquisa num motor de busca. Para isso contribui também a popularidade do Google.


A ordem em que coloquei estas actividades não é inocente. Penso que os jogos serão a grande porta de entrada das crianças (e dos adultos) no mundo digital.
Se assim for (vamos tentar confirmar isso), como lidar com este facto, nomeadamente: que papel deve ter a escola – se é que deve ter alguma intervenção (eu acho que sim) – na educação para os jogos?

Sem comentários: