segunda-feira, novembro 28, 2005

A pesquisa na web

No SIIE’05 (Simpósio Internacional de Informática Educativa), juntamente com a Prof. Ana A. Carvalho, apresentámos algumas reflexões sobre a pesquisa na web e a investigação, e sobre o motor de busca Google.
A Internet facilita o acesso à informação. Mas a quantidade de informação disponível coloca também sérios problemas relativamente à selecção dos conteúdos pretendidos. Assim, terão de existir necessariamente novas formas de pesquisa. (ver texto completo)

Alguns tópicos:
1. Os recursos que a World Wide Web coloca à disposição dos utilizadores são inúmeros mas a sua organização é essencial para que possam ser efectivamente utilizados.

2. O mecanismo de pesquisa mais utilizado é o motor de busca, sendo o Google o mais popular. No entanto, nem sempre se usam todas as suas potencialidades. Ver, por exemplo, serviços como scholar.google.com, news.google.com, blogsearch.google.com...

3. É necessário, no entanto, alertar para alguns perigos de uma má utilização ou de uma utilização acrítica. Por detrás de uma interface simples e ingénua, escondem-se atitudes monopolizadoras, com pretensão de gerir e organizar a informação em campos tão amplos como notícias, livros, e-mails, vídeos… Orihuela, intervindo no 2º Encontro de Weblogs, falava de Googleização, ridicularizada por esta imagem.

3. Para quem produz a informação, pode adoptar alguns procedimentos com vista a facilitar a sua pesquisa: por exemplo, inserir no seu site um mecanismo de pesquisa interna.
Em contexto escolar, por vezes, são solicitadas buscas complexas que os alunos, com pouca experiência, têm dificuldade em realizar. Os professores poderão iniciá-los à pesquisa e à exploração de sites através de WebQuests.

Referência completa:
Carvalho, Ana Amélia & Pereira, Luís (2005). A pesquisa na Web através de ferramentas do motor de busca Google. In Mendes, A.; Pereira, I. & Costa, R. (eds) VII Simpósio Internacional de Informática Educativa – SIIE05. Leiria: ESEL, 195-199. [pdf]

Sem comentários: