domingo, abril 09, 2006

E-mail para todos os professores

Sugiro ao Ministério de Educação, eventualmente através do CRIE - a Equipa de Missão Computadores, Redes e Internet na Escola, a atribuição de uma conta de e-mail institucional a todos os professores do Ensino Básico e Secundário. As vantagens são enormes; aliás, em muitas (a maioria?) instituições públicas (por exemplo, Finanças, universidades, etc) os seus funcionários têm uma conta de e-mail oficial.

Enumero algumas vantagens, que me ocorrem "ex abrupto".

1. Promove a utilização da Internet (muitos professores não utilizam ainda e-mail).

2. Seria um óptimo meio para ME poder divulgar iniciativas, avisos ligados aos concursos (aliás, concorrer pressupõe a utilização de uma conta de e-mail), ou relacionados com novos Drecretos-leis, entre outros.

3. Essa conta poderia servir também para cada escola comunicar com os seus professores: convocatórias (sim, convocatórias oficiais), reuniões, calendário, eventos...

4. Por fim, este endereço de e-mail deveria ser facultado aos alunos e aos pais, para estimular o contacto via correio electrónico com os professores, com as suas vantagens óbvias (e alguns inconvenientes também).

Imagine-se quanto papel se pouparia, e como tudo poderia ser mais eficiente. Só ficaria a faltar mais condições de acesso à Net nas escolas.

Sem comentários: