terça-feira, maio 22, 2007

Manuais virtuais

Um comunicado da Porto Editora anuncia...

... uma nova etapa na edição de manuais escolares: os Manuais Virtuais. Este novo formato, que estará disponível exclusivamente através da Internet, resulta da convergência dos conteúdos existentes nos manuais escolares em papel com os conteúdos multimédia e funcionalidades da Escola Virtual e, ainda, com outros recursos associados, como vídeos, transparências e actividades lúdico-educativas. »»

Esta notícia teve ecos...
- no Educare
- no Jornal da Tarde da RTP (a partir do 19º minuto)
- no Público (imagem em baixo)




















A notícia do jornal Públcio refere também os Manuais Virtuais, ou Manual e-book, da Texto Editores.

Segundo estas 2 editoras, as vantagens são as seguintes:

1) Texto Editores
Pesquisa rápida de palavras e frases em todo o manual. Possibilidade de projecção dos conteúdos do manual na sala de aula. Ampliação de elementos de texto ou de imagem. Apresentação de diversas formas de visualização das páginas e dos seus conteúdos. Navegação rápida entre páginas. Possibilidade de cópia de textos e imagens do manual para materiais de trabalho. »»

2) Porto Editora
Por um lado, os professores podem usar estes manuais virtuais na sala de aula, projectando os conteúdos e, dessa forma, envolvendo os alunos num ambiente mais motivador e atractivo; por outro, os alunos passam a dispor de um formato que lhes desperta mais interesse, pelo uso que faz das novas tecnologias, e, sobretudo, permite autonomizar, flexibilizar e aprofundar a apreensão dos conhecimentos. »»

COMENTÁRIO:
Apesar de conhecer superficialmente estes projectos, acredito que as sua potencilidades são enormes. Mas é fundamental que uma grande parte dos materiais que as editoras disponibilizam sejam flexíveis, de modo a permitir que o professor os possa adaptar às sua práticas lectivas.
Este é um assunto que me interessa bastante e ao qual conto voltar, depois da defesa da minha dissertação.



Sem comentários: