segunda-feira, dezembro 03, 2007

A pesquisa na Web e o papel dos utilizadores

Vale a pena ler a entrevista de Prabhakar Raghavan, director de investigação na Yahoo! desde 2005 , ao suplemento Digital do Público. Aí, explica que "[um dos] grandes desafios dos motores de busca [é] incentivar as pessoas a organizar a Internet".

O fundador da Wikipedia, Jimmy Wales, lançou um motor de busca em que os utilizadores podem classificar os resultados. É uma boa ideia?

De certa forma, é. Os motores de busca já fazem isso: observam os cliques que as pessoas fazem nas páginas de resultados e reordenam os documentos com base nisso. É uma forma de classificação implícita. Neste caso, está a ser feita de forma explícita. A nossa experiência indica que quando se faz isto de forma explícita, há uma queda de participação dos utilizadores. Se o processo for invisível para as pessoas, elas clicam. Se lhes dizemos para fazerem algo, elas não querem. Quando se vai do processo implícito para o explícito, tem-se menos volume, mas mais qualidade, porque as pessoas que se dão ao trabalho de classificar um resultado de uma pesquisa estão a pensar no que estão a fazer. »» Digital.publico.pt

Sem comentários: