quarta-feira, janeiro 09, 2008

Blogues e literacia digital

Segundo dica do Educomunicação...


"Tiscar Lara, especialista espanhola do fenómeno da web 2.0 e estudiosa da educação para os media coordenou e é autora de alguns dos textos de um Monográfico sobre Edublogs que acaba de vir a lume no Observatorio Tecnológico del CNICE".

Li com interesse o seu texto Alfabetización Digital con Blogs. Aí se refere que "la práctica con blogs favorece el aprendizaje de las habilidades propias de la alfabetización o competencia digital, tanto para los alumnos como para los propios profesores". A ideia de que não são só os alunos que trabalham essas competências, mas também os próprios professores, é muito relevante.

Neste pequeno texto, a autora indica que os blogues permitem trabalhar cada uma das seguintes competências: acesso e selecção da informação, domínio de várias linguagens, tratamento e elaboração da informação, comunicação do conhecimento, análise crítica, trabalho colaborativo, responsabilidade e respeito pelas normas de conduta.

A propósito da utilização dos blogues, uma colega, professora de Psicologia, dava-me conta de que ao inserir música no seu blogue (através do site http://www.deezer.com/), os alunos ficaram a conhecer os seus gostos musicais e... gostaram muito.
Através da utilização deste tipo de sites, podem estabelecer-se interacções inesperadas que contribuem, para além da alfabetização digital, para um enriquecimento cultural.


REFERÊNCIA: LARA, Tíscar (2007). Alfabetización Digital con Blogs. Observatorio Tecnológico del CNICE.

Sem comentários: