quinta-feira, fevereiro 14, 2008

Digeracy

Prefiro pensar a literacia em diferentes níveis. O título original deste blog era: Digeracy (Digital Literacy). Ou seja, a minha preocupação central aqui é com um tipo de literacia que prepare pessoas para lidar com a abundância de informações através da utilização de recursos de informação e filtros colaborativos, para que com isso possam investir em um modelo de aprendizagem para a toda a vida. (...)

Da mesma forma que a boa literacia tradicional não é transmitida de forma adequada com programas de incentivo a leitura, contação de histórias, etc. A boa literacia digital também não é fomentada em programas de inclusão digital que apenas inserem os computadores nas comunidades transformando as pessoas em usuários passivos - daqueles que ficam zapeando na internet sem rumo, e quando vão ver, perderam grande parte do dia a troco de quase nada.

De um lado defendo que a literacia tradicional é fundamental, a ponto de sensibilizar as pessoas em relação a importância da boa leitura reflexiva. E do outro lado defendo a literacia digital, para mostrar que em uma era de abundância informacional não basta oferecer as pessoas conexão a internet de banda larga para que sejam apenas usuárias passivas da internet - confundido participação simplesmente como o ato de criar uma conta no orkut e fazer comentários sem sentido em comunidades.

Fabiano Caruso dixit

Sem comentários: