terça-feira, março 11, 2008

BiblioGames

Já referi a questão da leitura e do jogar, e, agora, encontro jogos cuja temática é precisamente a biblioteca, por isso, penso que poderão ser apelidados de BiblioGames [o nome é inspirado no blogue onde encontrei grande parte destas informações, BiblioFilmes]

De facto, a ideia é aproveitar os videojogos para promover a leitura e "ajudar os alunos a desenvolverem competências através do divertimento e da repetição", segundo o Library Arcade.

Os dois exemplos, Within Range e I'll Get It [imagem seguinte], que aí aparecem são muito interessantes.


Entretanto, encontrei um livro dedicado a esta temática; Gamers... in the Library [imagem seguinte] e um congresso realizado o ano passado, em Chicago, sobre esta matéria, Gaming, Learning, and Libraries Symposium.

2 comentários:

Cristina Fontes disse...

Olá Luís,
Andei a cuscar sobre videojogos e descobri este-O AWEDU (The Active Worlds Educational Universe) -Achei muito interessante, pois assemelha-se ao Second Life, de que falámos na sessão passada.
É uma comunidade educativa única à disposição de instituições educativas, professores e alunos. Nesta comunidade, os educadores são capazes de explorar novos conceitos, desenhar um currículo criativo e descobrir novos paradigmas na aprendizagem social com um potencial educativo enorme.
Para além de ser possível dançar a macarena ou dar uns golpes de karaté, o mais fascinante é poder interagir on-line com outros visitantes (cidadãos ou turistas) mas utilizadores do portal como nós.

Obrigada pela visistinha ao meu blogue e parabéns por este. Já está nos meu favoritos e no google reader, eh, eh!

Luís Pereira disse...

Olá Cristina.
Obrigado pela visita e pela sugestão. Estive a dar uma visita de olhos e parece bem interessante.
Até breve!