sexta-feira, março 07, 2008

Computadores ajudam... ou prejudicam a aprendizagem?

Um colega reenviou-me um notícia onde se diz que...
As políticas de inclusão digital, que estimulam o uso de computadores nas escolas, podem estar gravemente equivocadas, de acordo com um estudo realizado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A pesquisa mostra que o uso de computadores para fazer tarefas escolares está relacionado ao pior desempenho dos alunos - principalmente entre os mais pobres e mais jovens. »» Inovação Tecnológica

Com alguns dados que podem surprender, ou não, a notícia termina com uma frase do investigador: "[O computador] não é uma solução mágica para a educação".

1 comentário:

nelson disse...

Um estudo que carece claramente de mais investigação ao nível das variáveis equacionadas e em extensão da amostra.
Mesmo a conclusão mais lógica do estudo pode deixar a desejar - "é preciso entender melhor o fenômeno do impacto dos computadores nas notas dos alunos antes de defender a inclusão digital baseada na distribuição de tais equipamentos". Julgo que necessitamos de perceber melhor o fenómeno, aliás, e porque razão teremos de ver o fenómeno apenas pelo lado das notas, e onde ficam todas as outras componentes. Além de que não generalizar o acesso à inclusão digital é excluir quem não tem acesso e nesse sentido será sempre uma regressão e não um avanço.