sábado, março 01, 2008

Contributos do humor para a literacia dos media

Nos últimos anos, têm surgido espaços de humor com qualidade assinalável. O resultado, e, ao mesmo tempo, a origem pode ser explicada com fenómenos de popularidade como o do quarteto humorístico Gato Fedorento. Pode referir-se também o Contra-Informação; o Inimigo Público, o suplemento satírico do jornal Público; ou os espaços diários nas várias rádios nacionais, para além doutros que proliferam na Web.

Cheguei a acompanhar com certa regularidade o Contra Informação e acontecia, algumas vezes, que ficava a saber de alguma notícia através deste programa satírico.
Na verdade, creio que o humor pode aumentar o interesse pelos diversos media, para, enquanto exercício de criatividade e de descontrução da realidade, levar os consumidores a refinarem o seu sentido crítico.

Tenho tido a oportunidade de verificar que há uma grande aceitação do humor por parte dos mais novos, para os quais poderá servir como uma excelente estratégia de (des)construção em relação os media. Os vídeos seguintes, da autoria dos GF, creio que fazem isso mesmo.


_sobre entrevistas rápidas nos telejornais
Testemunhas de um acidente




_sobre a novela Morangos com Açucar
Morangos com adoçante




_sobre o telemóvel
O que se pode fazer com um telemóvel?

Sem comentários: