terça-feira, maio 20, 2008

CE atribui prémios a projectos de inclusão digital

Retirado de iGOV Central:

A Comissão Europeia (CE) vai premiar este ano pela primeira vez os melhores projectos e boas práticas de inclusão digital europeus. Segundo comunicado do organismo, o objectivo destes prémios , que surgem no âmbito da iniciativa e-Inclusion, é «celebrar os melhores e mais imaginativos meios de utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação para reduzir a exclusão digital e social».

Revelando que um em cada três cidadãos europeus não conseguem beneficiar das novas tecnologias, a CE considera que ultrapassar estas barreiras «não é só uma necessidade social», uma vez que defende que uma aposta na inclusão digital poderá «valer até 85 milhões de euros para as empresas e governos europeus nos próximos cinco anos».

Estes prémios destinam-se a organizações públicas, privadas, voluntárias ou da sociedade civil e encontram-se divididos em sete categorias: envelhecer bem, jovens marginalizados, inclusão geográfica, diversidade cultural, literacia digital, acessibilidade e serviços públicos inclusivos. As candidaturas podem ser enviadas até ao dia 12 de Setembro e os cinco finalistas de cada categoria vão ter a oportunidade de apresentar os seus projectos na Conferência Ministerial de Inclusão Digital, que terá lugar em Dezembro na cidade de Viena.

Esta conferência vai ser parte integrante da campanha «e-Inclusion:Be Part of It! » e será também o palco onde serão anunciados os vencedores dos prémios.


Sem comentários: