terça-feira, maio 06, 2008

A Deriva Tecnológica

Joana Poças: Parece que actualmente basta uma escola ter bons computadores e acesso à Internet para se pensar que a lacuna da educação para os media ficou colmatada. O que pensa a este respeito?

Manuel Pinto: É a isso que dou o nome de «Deriva Tecnológica». Para muitos professores e para o Ministério da Educação a educação para os media ficou reduzida ao uso do computador. O que acontece actualmente é que se confunde a educação para os media com o uso das tecnologias na educação. Isto é matar a educação para os media! O uso da Internet e das novas tecnologias reduz-se a uma navegação para parte nenhuma, navegar sem rumo e sem destino. Não está certo.

Como é que eu navego na Internet? Consigo responder às perguntas às quais pretendo obter resposta? Para que serve saber utilizar a Internet? Para ir para onde? Estas são algumas das perguntas que os estudantes deveriam ver respondidas na escola quando lhes é disponibilizado um computador com acesso à Internet.

Existem 3 perguntas chave de qualquer processo educativo que são: Quem és? De onde vens? Para onde vais? E são também as respostas as estas perguntas que podem levar os estudantes a compreender melhor a Internet.

Infelizmente estas novas tecnologias são tomadas como fins, mas temos de ter consciências de que são apenas um meio, para depois, sim, podermos atingir um fim. Penso que é importante esclarecer este ponto.

Numa verdadeira educação para os media, ou numa verdadeira literacia digital, devem-se responder a perguntas como: quais são os sites válidos? Como é que avalio a informação de um site? Quais são os critérios de selecção? Qual é a informação credível? Muitos professores dizem simplesmente: - «Vão ao Google.» o que leva os alunos a pensar que tudo o que vêem no Google é credível, o que é uma mentira e uma asneira por parte do professor.

[Retirado de Notas Tecnológicas]

1 comentário:

Nathalia Tonet disse...

Oi galera... estava navegando pela web quando encontrei o blog de vcs, bem legal! Hoje em dia vivemos na Sociedade da Informação, e a cada dia surgem novas técnicas de Comunicação...Uma das mais poderosas já inventadas pelo homem é a Comunicação Digital e com certeza é também a que mais cresce. Eu me interesso muito por essas novas tecnologias e acho importante que estejamos sempre ligados em tudo que surge, por isso recomendo aos leitores do blog e também as pessoas que se interessam por isso um site bem legal que eu visito sempre sobre tecnologia, downloads
e muito mais... é o http://pcworld.uol.com.br/ lá tem várias coisas bem interessantes e super novas, é bom pra quem quer ficar sempre atualizado nesse meio. Espero que gostem! Beijo e até mais.. Comentem também!